Escora metálica

Apesar do sistema de escoramento metálico já não ser novidade ainda o escoramento com eucalipto é o mais comum.

O eucalipto tem alta resistência a compressão e baixo custo, mas suas vantagens param por ai quanto comparado com o sistema o sistema metálico.

Comprando os quesitos: segurança, produtividade, sustentabilidade e custo. Temos uma vitória de goleada para o sistema metálico, em que apenas o item custo merece uma analises mais detalhada para cada obra.

Escoramento metálico
Escoramento com eucalipto

Produtividade

  • Fácil manuseio;
  • Não exige mão de obra qualificada;
  • Pode ser reutilizada inúmeras vezes;
  • Compatível com as mais diversas cargas e alturas;

Uma grande vantagem é seu sistema de rosca que facilita o ajuste fino para as contra-flechas, além de ser mais preciso que a cunha.

Rosca escora metálica.

Segurança

Ela diminui consideravelmente o risco de acidente uma vez que não precisa utilizar pregos para o unir peças e principalmente serra para cortar ou aparar partes.

Nesse post falamos sobre alguns erros na montagem do escoramento, clique aqui.

Sustentabilidade

Infelizmente grande parte dos eucaliptos são provenientes de madeira sem certificação, mesmo quando tem ainda sim gera uma grande quantidade de resíduo.

As escoras metálicas não tem prazo de validade, tomando as devidas precauções no manuseio e armazenamento, enquanto o eucalipto dificilmente você conseguirá utilizar mais que 2 vezes.

Custo

A escora metálica quando comparada isoladamente pode custar igual ou um pouco mais que a de eucalipto. Mas quando fazemos uma analise mais abrangente, levando em consideração a produtividade e a quantidade de material necessario para o montagem a escora metálica pode sair mais barata.